PLANILHA

Qual é a diferença entre pace e ritmo?

Possuem o mesmo significado. Estes termos indicam a velocidade em minuto por quilômetro da corrida

 

O Aquecimento conta na quilometragem do treino?

Não. O aquecimento faz parte de todas as sessões de treino, ele precisa sempre ser realizado de forma gradativa e leve para preparar o seu corpo para a parte principal do treino que é mais intensa. O aquecimento precisa ser específico para a atividade. Para nós corredores, o aquecimento pode iniciar com uma caminhada lenta, transitando para uma mais rápida, e depois para um trote.

 

Quando abro a minha planilha já vejo os seguintes termos: Base, Específico, Competitivo, Transição. Mas qual é o significado de cada um deles?

Os termos compõem os períodos do macrociclo. Esta é a forma clássica de organizar o treinamento.

Base é a fase inicial do macrociclo com objetivo de adaptação do corredor aos treinos,  possibilitando preparação para os demais períodos de treinamento.

Específico é período do macrociclo onde aumentamos a intensidade dos treinos e diminuímos o volume,  e realizamos ritmos para uma determinada competição.

Competitivo é a fase do macrociclo onde os treinos são leves ou moderados e possuem o objetivo de manter a condição física alcançada nos períodos anteriores e chegar recuperado para a competição.

Transição é o período de recuperação logo após a competição do aluno. 

Nele é indicado realizar corridas de menor intensidade, ou outras atividades esportivas.

 

O que é intensidade ou Percepção Subjetiva da Sessão (PSE)?

Na prescrição de treinos utilizo como um de meus controles a Percepção Subjetiva de Esforço (PSE) da sessão. 

 

1 - FRACO

2 - LEVE

3 - MODERADO

4 - FORTE

5 - EXAUSTIVO

 

Esta escala é utilizada para classificar a intensidade do treino e fornece uma informação muito importante quando aliada ao ritmo e tempo da sessão.

O valor que os alunos informam deve refletir a auto avaliação de toda sessão de treino. Não se deve tomar por base apenas uma parte da sessão, como por exemplo, o final de um treino intervalado, ou de um longo. Este valor adotado precisa refletir o treino completo.

Não deixe passar muitas horas para anotar este valor. Recomenda-se que o intervalo não seja muito superior a 30 minutos, a fim de evitar o esquecimento e subestimar a avaliação subjetiva da intensidade da sessão de treinamento.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Blogger Social Icon
  • 12042934_852717951509802_4015627147006600869_n
  • logo

© 2016 por Marcelo Jacob e Dani Barcelos.