• Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Blogger Social Icon
  • 12042934_852717951509802_4015627147006600869_n
  • logo

© 2016 por Marcelo Jacob e Dani Barcelos.

ASSUNTOS GERAIS

Como faço para começar meu treino de corrida?

Antes de qualquer exercício é necessário uma avaliação médica e prévia autorização para prática de atividades físicas. Após a autorização, procure um auxílio de um profissional de Educação Física para iniciar o seu treinamento.

 

Correr na esteira é diferente de correr na rua?

A esteira ajuda o deslocamento dos seus pés e pernas na hora da corrida e você não tem influência de fatores ambientais como o vento, clima quente ou frio, etc. Na rua você precisa de mais atenção, além das influências ambientais que interferem. Porém é possível simular na esteira o esforço da rua. Incline a esteira, pelo menos, 1% e mantenha a velocidade constante durante todo o treino. Os resultados serão similares ao da corrida da rua. Mas é muito importante alternar os dois tipos de terrenos, principalmente se o seu objetivo dor participar de corridas de rua.

 

Por que parece que me falta o ar quando corro?

Os iniciantes tem uma mania normal de correr rápido demais. E isto é um dos fatores desta “falta de ar”. Isto não é necessário. No início, não deve se preocupar com distância, muito menos rapidez.

 

Devo respirar pelo nariz ou boca?

Ambos. É normal e natural respirar pelo nariz e boca ao mesmo tempo. Mantenha sua boca ligeiramente aberta.

 

Quero começar a correr, mas estou acima do peso e tenho medo de me lesionar. Devo emagrecer antes de iniciar os treinos?

Não há problema em se exercitar, desde que você tome alguns cuidados. Comece com caminhadas e aos poucos intercale trechos de corrida leve. No início, faça de 20 a 30 minutos três vezes por semana. Um treino leve e gradativo vai ajudar suas articulações e músculos a se adaptarem à corrida.

 

Se eu começar a correr hoje, em quanto tempo conseguirei participar de uma prova de 5km?

O tempo depende da condição física com que você iniciou seus treinamentos. É indicada a participação em provas quando o atleta se encontra extremamente confortável em percorrer a distância da competição.

 

Quando, como e por que alongar?

Há controvérsias sobre o fato de que o alongamento previne lesões e ajuda a aumentar o rendimento na corrida. Mas o alongamento pré, pós-atividade e em dias alternados aos treinos pode proporcionar alguns benefícios, como a sensação de bem-estar para iniciar e encerrar o exercício, relaxamento e auxílio na recuperação muscular.

 

Qual é o melhor treino de musculação para quem está começando a correr?

Faça musculação de uma a duas vezes por semana, trabalhando o corpo como um todo. Privilegie músculos importantes para a corrida, como os das pernas e do core (abdômen, lombar e glúteos).

 

O que devo comer antes do treino?

É importante ingerir alimentos que forneçam energia para a atividade física, com carboidratos. Se o treino durar mais de 1 hora, vale ingerir mais algum carboidrato (como um gel ou uma rapadura), durante o treino, além da hidratação.

 

É realmente necessário beber água durante a corrida?

Sim. Em corridas de até 60 minutos, água costuma ser suficiente. Em uma corrida mais intensa ou que dure mais de 1 hora, além de água, bebidas esportivas (quem contêm sais minerais e carboidratos) são indicadas.

 

O que devo levar em conta para escolher uma prova?

Em primeiro lugar, é importante escolher uma distância compatível com seu nível de condicionamento e ter certeza de que você está preparado para ela. É interessante contar com a ajuda de um treinador para acompanhar seu treinamento. 

Me inscrevi em uma prova! Preciso avisar o meu treinador?

Relatar ao treinador os seus objetivos é muito importante, e mais importante ainda é dizer quais eventos de corrida quer participar. Desta forma o seu planejamento e a distribuição dos treinos ficará mais adequada. Além disso, você terá o tempo suficiente para a redução na intensidade e quilometragem de seus treinos. E assim chegará para a competição descansado e pronto! Não deixe de avisar!