ASSUNTOS GERAIS
Como faço para começar meu treino de corrida?
Antes de qualquer exercício é necessário uma avaliação médica e prévia autorização para prática de atividades físicas. Após a autorização, procure um auxílio de um profissional de Educação Física para iniciar o seu treinamento.
Correr na esteira é diferente de correr na rua?
A esteira ajuda o deslocamento dos seus pés e pernas na hora da corrida e você não tem influência de fatores ambientais como o vento, clima quente ou frio, etc. Na rua você precisa de mais atenção, além das influências ambientais que interferem. Porém é possível simular na esteira o esforço da rua. Incline a esteira, pelo menos, 1% e mantenha a velocidade constante durante todo o treino. Os resultados serão similares ao da corrida da rua. Mas é muito importante alternar os dois tipos de terrenos, principalmente se o seu objetivo dor participar de corridas de rua.
Por que parece que me falta o ar quando corro?
Os iniciantes tem uma mania normal de correr rápido demais. E isto é um dos fatores desta “falta de ar”. Isto não é necessário. No início, não deve se preocupar com distância, muito menos rapidez.
Devo respirar pelo nariz ou boca?
Ambos. É normal e natural respirar pelo nariz e boca ao mesmo tempo. Mantenha sua boca ligeiramente aberta.
Quero começar a correr, mas estou acima do peso e tenho medo de me lesionar. Devo emagrecer antes de iniciar os treinos?
Não há problema em se exercitar, desde que você tome alguns cuidados. Comece com caminhadas e aos poucos intercale trechos de corrida leve. No início, faça de 20 a 30 minutos três vezes por semana. Um treino leve e gradativo vai ajudar suas articulações e músculos a se adaptarem à corrida.
Se eu começar a correr hoje, em quanto tempo conseguirei participar de uma prova de 5km?
O tempo depende da condição física com que você iniciou seus treinamentos. É indicada a participação em provas quando o atleta se encontra extremamente confortável em percorrer a distância da competição.
Quando, como e por que alongar?
Há controvérsias sobre o fato de que o alongamento previne lesões e ajuda a aumentar o rendimento na corrida. Mas o alongamento pré, pós-atividade e em dias alternados aos treinos pode proporcionar alguns benefícios, como a sensação de bem-estar para iniciar e encerrar o exercício, relaxamento e auxílio na recuperação muscular.
Qual é o melhor treino de musculação para quem está começando a correr?
Faça musculação de uma a duas vezes por semana, trabalhando o corpo como um todo. Privilegie músculos importantes para a corrida, como os das pernas e do core (abdômen, lombar e glúteos).
O que devo comer antes do treino?
É importante ingerir alimentos que forneçam energia para a atividade física, com carboidratos. Se o treino durar mais de 1 hora, vale ingerir mais algum carboidrato (como um gel ou uma rapadura), durante o treino, além da hidratação.
É realmente necessário beber água durante a corrida?
Sim. Em corridas de até 60 minutos, água costuma ser suficiente. Em uma corrida mais intensa ou que dure mais de 1 hora, além de água, bebidas esportivas (quem contêm sais minerais e carboidratos) são indicadas.
O que devo levar em conta para escolher uma prova?
Em primeiro lugar, é importante escolher uma distância compatível com seu nível de condicionamento e ter certeza de que você está preparado para ela. É interessante contar com a ajuda de um treinador para acompanhar seu treinamento.
Me inscrevi em uma prova! Preciso avisar o meu treinador?
Relatar ao treinador os seus objetivos é muito importante, e mais importante ainda é dizer quais eventos de corrida quer participar. Desta forma o seu planejamento e a distribuição dos treinos ficará mais adequada. Além disso, você terá o tempo suficiente para a redução na intensidade e quilometragem de seus treinos. E assim chegará para a competição descansado e pronto! Não deixe de avisar!